quinta-feira, 27 de março de 2008

A arte do Neolítico

O último período da Pré-história é chamado de Neolítico ou Idade da Pedra Polida. Esse nome foi adotado por causa da técnica de construir armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito. O homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e construiu as primeiras moradias. Conseguiu ainda produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.



A arte do Neolítico leva à escrita

Em lugar de representações que imitam fielmente a natureza, vamos encontrar sinais e figuras que mais sugerem do que reproduzem os seres. Essa é a primeira grande transformação na história da arte. A preocupação com o movimento fez com que os artístas criassem figuras leves, ágeia, pequenas e de pouca cor. Com o tempo, essas figuras foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, mas que comunicavam algo para quem as via. Desses desenhos surge, portanto, a primeira forma de escrita, a escrita pictográfica, que consiste em representar seres e idéias pelo desenho.

Na cerâmica, a preocupação com a beleza

Além de desenhos e pinturas, o artista Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza, e não apenas com a utilidade do objeto. Um belo exemplo dessa cerâmica é o vaso da cultura Uangshao, China.

O homen do Neolítico começou também a abandonar as cavernas e a contruir suas próprias moradias. São também desse período as contruções denominadas dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto.

Nenhum comentário: