quinta-feira, 27 de março de 2008

A arte na Historia e a arte do Paleolítico superior

Ao longo da história, o homem sempre produziu ferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajudá-lo a superar suas limitações físicas. Assim, o ser humano, que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza, produziu um sem-número de artefatos que lhe possibilitaram dominar e transformar o meio natural. Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiçoá-los constantemente torna possível compreensão do prcesso civilizatório pelo qual o ser humano vem passando desde que surgiu sobre a Terra. Muitos dos objetos expostos em museus ou que fazem parte da nossa vida diária têm utilidade evidente; outros, por serem mais complexos, exigem que alguém mais informado nos explique seu funcionamento e sua finalidade. Dessa forma, as obras de arte não devem ser encaradas como algo extraordinário dentro da cultura humana. Ao contrário, devem ser vistar como profundamente integradas na cultura de um povo, pois ora retratam elementos do meio natural, como no caso das pinturas nas cavernas de Altamira, na Espanha, ora expressam os sentimentos religiosos do homem, tal como o quadro Natividade, do pintor renascentista Sandro Botticeli. Podem também retratar situalões sociais. A importância das obras de arte

A arte não é, como vemos, algo isolado das demais atividades humanas. Ela está presente nos inúmeros artefatos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Da mesma forma, muitas construções que atualmente são monumentos tombados como patrimônio historico de um povo, antigamente, eram locais de moradia e, neles, famílias viveram momentos de tranqüilidade, de apreensão, de medo e de alegria.Assim, as construções qm que moramos hoje, bem como os utensílios que agora fazem parte da nossa vida diária, futuramente poderão estar nos museus, atestando os nossos hábitos, os nosso valores e o nosso modo de vida.



A arte paleolítica


É no período do peleolítico superior que os pesquisadores registram as primeiras manifestações artísticas, como é o caso das pinturas pré-histórias encontradas principalmente nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França, e na de Altamira, na Espanha. As primeiras expressões da arte eram muito simples. Os artistas pré-históricos começaram a desenhar e pintar animais.

O naturalismo da arte paleolítico

A principal característica dos desenhos da dade da Pedra Lascada, nome pelo qual também é conhecido o Paleolítico Superior, é o naturalismo. O artista pintava um animal, por exemplo, como a via de determinada perspectiva, isto é, ele reproduzia a natureza tal qal sua vista a captava. É importante notar também que esses desenhos já revelam uma elaboração por parte do artista. Assim, para ele, os desenhos não eram representações de seres, mas os próprios seres. Chama a atenção de quem observa as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas, é a capacidade de seus criadores interpretarem a natureza.

Nenhum comentário: