quinta-feira, 27 de março de 2008

A arte na civilização egéia

O conhecimento que temos da civilização egéia ainda e´muito pequeno, pois sua existência só foi comprovada pelos pesquisadores hà cerca de um século. Tudo o que sabemos sobre ela é o resultado do estado e da observação atenta de sua arte.

A arte Cretense

Creta, torno-se claro q a cultura egéia teve sua origem nessa ilha, pois a arte q desenvolveu em muitas regiões do mar Egeu e mesmo no continenete era nitidamente influenciada pela arte cretense. Mas e´a pintura que revela com mais clareza o espírito dinâmico do povo cretense. Ela mostra menos rigidez e imobilidade que a pintura egípicia.Porém, não e´só a mobilidade que deve ter preocupado o artista cretense, pois as cores utilizadas eram vivas e contrastantes: tons vermelho, azul e branco, bem como de marrom , amarelo e verde.



Da arte esculpir foram encontradas somente pequenas peças, como a Deusa com as serpentes.

A arte micênica

A civilização que se desnvolveu em Micenas imitou muito a arte cretense, mas a sua arquitetura apresentou traços próprios.Suas contruções são longas e retangulares.Internamente apresentavam as seguintes divisões: um vestíbulo, uma uma antecâmara e um grande salão - o megaron -, que era a sala principal do palácio.


Além disso , a arquitetura micênica apresentava um caráter de monumentalismo que não havia na cultura cretense. A tumba do Átridas, uma construção de pedras feita no interior de uma colina e cujo nome está ligado à família mais célebre dos aqueus, exibe uma imponência severa.Os micênicos também decoravam as paredes de seus palácios com pinturas, mais usaram motivos muito diferentes dos artistas de Creta. Na pintura micênica aparecem guerreiros, cenas de caça e desfiles de carros, e não mais figuras leves e ágeis. Na escultura, destacam-se dois leões colocados em cima da entrada principal da muralha feita de enormes blocos de pedra que cercava Micenas. A monumentalidade dessa entrada, chamada de porta do leões, sugere valores principais daquela civilização: a força e a agressividade.



Nenhum comentário: